SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Educación superior en tiempo de precarización: análisis del discurso del profesorLa obligatoriedad en la primera infancia: avances y problemas en el escenario brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LEAO, Bruno Layson Ferreira  y  SOUZA, Allan Solano. Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019): o que as pesquisas revelam?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33369.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33369.

Este estudo objetiva analisar os caminhos da produção acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação (2014-2019), alocada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e portal de Periódicos CAPES. Adota-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de análise e organização dos dados foi a análise de conteúdo, realizando leitura exploratória, categorização dos trabalhos e inferências. O pressuposto fundamental é o de que há sistemas em consolidação, fruto das políticas nacionais, principalmente da municipalização da oferta educacional. Estes sistemas necessitam melhor delineamento quanto aos pressupostos e às estratégias assumidas, e direcionamento face às responsabilidades assumidas nos municípios.

Palabras clave : Estado do conhecimento; Avaliação externa da educação; Avaliação da Educação Básica; Sistemas Municipais de Avaliação Educacional; Qualidade Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )