SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Educação superior em tempo de precarização: análises a partir do discurso do docenteObrigatoriedade na educação infantil: avanços e questões no cenário brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LEAO, Bruno Layson Ferreira  e  SOUZA, Allan Solano. Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019): o que as pesquisas revelam?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33369.  Epub 24-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33369.

Este estudo objetiva analisar os caminhos da produção acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação (2014-2019), alocada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e portal de Periódicos CAPES. Adota-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de análise e organização dos dados foi a análise de conteúdo, realizando leitura exploratória, categorização dos trabalhos e inferências. O pressuposto fundamental é o de que há sistemas em consolidação, fruto das políticas nacionais, principalmente da municipalização da oferta educacional. Estes sistemas necessitam melhor delineamento quanto aos pressupostos e às estratégias assumidas, e direcionamento face às responsabilidades assumidas nos municípios.

Palavras-chave : Estado do conhecimento; Avaliação externa da educação; Avaliação da Educação Básica; Sistemas Municipais de Avaliação Educacional; Qualidade Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )