SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Sistemas de evaluación de la educación (2014-2019): ¿Qué revelan las investigaciones?Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VILELA, Rafaela Louise Silva  y  TRINDADE, Alice Coutinho da. Obrigatoriedade na educação infantil: avanços e questões no cenário brasileiro. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32969.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969.

O artigo discute a obrigatoriedade da educação infantil no Brasil, apresentando um panorama da oferta de matrículas nas creches e pré-escolas no período de 2014-2018. Como a obrigatoriedade na educação infantil tem se consolidado na política nacional? Há vagas no segmento da educação infantil para todas as crianças brasileiras? Para responder a estas questões, realizamos uma pesquisa utilizando dados divulgados pelo Inep e pelo IBGE. Apesar da obrigatoriedade escolar na pré-escola estar próxima de atingir as metas estabelecidas pelas políticas públicas, os dados indicam a necessidade de investimentos significativos no segmento creche.

Palabras clave : Educação Infantil; Obrigatoriedade; Políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )