SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Compulsory education in early childhood: advances and issues in the Brazilian scenario“Do you know why we write? To be loved” - Foucault and the archives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PERTILE, Eliane Brunetto  and  MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e34246.  Epub Dec 08, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246.

O presente artigo resulta de um estudo teórico sobre a avaliação. Partiu de pesquisadores que constituem leitura clássica sobre a temática e produções recentes que apresentam uma visão crítica sobre o ato de avaliar. Propôs-se compreender o significado da avaliação com aporte na Teoria Histórico-Cultural que tem no Materialismo Histórico-Dialético os fundamentos para compreender a constituição da psique humana. Constatou-se que o significado da avaliação é proveniente dos processos de trabalho - atividade que marca o desenvolvimento humano. A avaliação educacional é condizente com os fins estabelecidos para a educação e a concepção de avaliação é definidora dos procedimentos avaliativos.

Keywords : Trabalho; Educação; Avaliação escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )