SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Obrigatoriedade na educação infantil: avanços e questões no cenário brasileiro"Sabe por que a gente escreve? Para ser amado” - Foucault e os arquivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PERTILE, Eliane Brunetto  e  MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentos. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e34246.  Epub 08-Dez-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34246.

O presente artigo resulta de um estudo teórico sobre a avaliação. Partiu de pesquisadores que constituem leitura clássica sobre a temática e produções recentes que apresentam uma visão crítica sobre o ato de avaliar. Propôs-se compreender o significado da avaliação com aporte na Teoria Histórico-Cultural que tem no Materialismo Histórico-Dialético os fundamentos para compreender a constituição da psique humana. Constatou-se que o significado da avaliação é proveniente dos processos de trabalho - atividade que marca o desenvolvimento humano. A avaliação educacional é condizente com os fins estabelecidos para a educação e a concepção de avaliação é definidora dos procedimentos avaliativos.

Palavras-chave : Trabalho; Educação; Avaliação escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )