SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Avaliação: a relação entre significado, concepção e procedimentosA escrita de histórias: estratégia para melhorar o processo de escrita infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RATUSNIAK, Célia  e  CESAR, Maria Rita de Assis. "Sabe por que a gente escreve? Para ser amado” - Foucault e os arquivos. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e34075.  Epub 09-Dez-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34075.

O artigo problematiza a experiência de pesquisar os arquivos de Michel Foucault, depositados na Biblioteca Nacional da França. Relata como se tornaram Tesouro Nacional e explica como estão organizados. Junto a essa experiência, apresenta o Foucault pesquisador e suas incursões pelas bibliotecas e o seu fascínio pelos arquivos. Localiza as fontes usadas para algumas de suas obras a partir de entrevistas, livros, apresentações, introduções escritas por ele mesmo, pelo biógrafo Didier Eribon, por seus debatedores e por declarações daqueles que o conheceram. Constrói um retrato do Foucault pesquisador e seu minucioso trabalho com os arquivos que resultou em sua produção teórica. O trabalho recebeu financiamento da CAPES – Brasil. Código de Financiamento 001.

Palavras-chave : Foucault; Arquivo histórico; Pesquisa com documentos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )