SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Arte e educação integral na concepção histórico-crítica: uma entrevista com Demerval Saviani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Evandro Salvador Alves de; CUNHA NETO, Júlio Henrique; MIRANDA NETO, Henrique Carivaldo de  e  CECILIO, Sálua. Docência, tecnologias e sociedade neoliberal: um diálogo com o professor Acir Mário Karwoski. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e26484.  Epub 04-Ago-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.26484.

Nesta entrevista[1] a temática que envolve educação, tecnologias e sociedade neoliberal é o ponto central de discussão e reflexão. O propósito é trazer à tona problematizações sobre as controvertidas relações entre educação e tecnologias na sociedade conduzida pelo capitalismo global e neoliberalismo, além de seus efeitos na produção de subjetividades. Dialogar sobre esse tema é bastante instigante porque, ao olhar a partir de outras dimensões (perspectiva crítica e dialética), é possível desconstruir aspectos instaurados na academia com pontos e contrapontos que oportunizam críticas e debates. Para aprofundar esse campo de conhecimento, foi entrevistado o docente Acir Mário Karwoski (A. M. K.), que se destaca no cenário nacional pelos legados e pelas inúmeras produções científicas que possui.

Palavras-chave : Educação; Sociedade neoliberal; Mídias e tecnologias; Subjetividades.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )