SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Docência, tecnologias e sociedade neoliberal: um diálogo com o professor Acir Mário KarwoskiCritical ethnography in educational research: interview with professor Jefferson Mainardes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

AMORIM, Rebeca  and  FERRI, Cássia. Arte e educação integral na concepção histórico-crítica: uma entrevista com Demerval Saviani. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32336.  Epub Aug 20, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32336.

Em 1976, Saviani afirmava que era lícito indagar se a ênfase na habilitação profissional é compatível com a formação integral do adolescente. Quase meio século depois, as questões relacionadas à formação integral voltam ao centro das discussões com as recentes reformas curriculares. Conhecido por defender a perspectiva histórico-crítica, Dermeval Saviani ressignifica a concepção de formação integral fundamentando-se em aspectos filosóficos coerentes com as necessidades concretas de seu tempo. Nesta entrevista, com o intuito de esclarecer um equívoco publicado, que o aponta como contrário à existência do componente “Arte” no currículo escolar, o autor apresenta seu posicionamento sobre a relevância da Arte no currículo para a formação humana integral, entre outras considerações importantes sobre as atuais reformas curriculares.

Keywords : Dermeval Saviani; Educação integral; Currículo; Ensino de arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )