SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Arte e educação integral na concepção histórico-crítica: uma entrevista com Demerval Saviani índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LIMA, Camila Bourguignon de; ROCHA, Angelo Eduardo  e  BOURGUIGNON, Jussara Ayres. Etnografia crítica na pesquisa em educação: entrevista com o professor Jefferson Mainardes. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33753.  Epub 24-Set-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33753.

Socializar reflexões sobre os elementos que compõe a Etnografia Crítica, enquanto metodologia de pesquisa, bem como os seus desafios é objetivo deste texto, que expõe entrevista realizada com o Professor Doutor Jefferson Mainardes, professor Associado do Departamento e do Programa de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pesquisador de expressão na área de educação apresenta uma trajetória profissional e acadêmica comprometida com a formação crítica de professores e com a pesquisa científica. A entrevista aponta o potencial da Etnografia Crítica no processo de formação de pesquisadores que buscam alternativas para desenvolver pesquisas organicamente vinculadas às suas práticas profissionais no âmbito das políticas públicas. É neste espaço interventivo que a pesquisa pode ser recurso para garantir voz à cidadã e ao cidadão, que vivenciam em seu cotidiano múltiplas expressões da questão social.

Palavras-chave : Educação; Pesquisa; Etnografia crítica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )