SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Early childhood education, the SAEB and the context generated by Covid-19Italy and Brazil in lockdown: context to silencing little children? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BASTOS, Luciete. Entre a crise pandêmica e a invisibilidade política: educação das crianças quilombolas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33972.  Epub Nov 17, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33972.

Grande parte das famílias brasileiras não tem acesso aos recursos tecnológicos. Entre elas, as famílias quilombolas que possuem parcas condições financeiras e vivem distantes, o que implica o não acesso à internet. Este texto discute as ambiguidades decorrentes de um ensino fragmentado, improvisado e excludente, resultante da crise pandêmica. Trata-se de um estudo etnográfico de análise documental sobre as crianças quilombolas, que considera a crise política neoliberal, a qual aumenta a vulnerabilidade das infâncias que são vilipendiadas pelos governantes, principalmente quando se trata de educação.

Keywords : Infâncias quilombolas; Pandemia; Educação; Resistência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )