SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19Itália e Brasil em isolamento: contexto para silenciamento das crianças pequenas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BASTOS, Luciete. Entre a crise pandêmica e a invisibilidade política: educação das crianças quilombolas. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33972.  Epub 17-Nov-2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33972.

Grande parte das famílias brasileiras não tem acesso aos recursos tecnológicos. Entre elas, as famílias quilombolas que possuem parcas condições financeiras e vivem distantes, o que implica o não acesso à internet. Este texto discute as ambiguidades decorrentes de um ensino fragmentado, improvisado e excludente, resultante da crise pandêmica. Trata-se de um estudo etnográfico de análise documental sobre as crianças quilombolas, que considera a crise política neoliberal, a qual aumenta a vulnerabilidade das infâncias que são vilipendiadas pelos governantes, principalmente quando se trata de educação.

Palavras-chave : Infâncias quilombolas; Pandemia; Educação; Resistência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )