SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Quilombola childhood between the pandemic crisis and the political invisibility: resistance and education in courseNarratives “in opposition” of rural children amid the COVID-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GOMES, Lisandra Ogg; CORREIA, Maria Aparecida Antero  and  MESSETTI, Giuseppina. Itália e Brasil em isolamento: contexto para silenciamento das crianças pequenas?. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e33954.  Epub Nov 24, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33954.

Para a infância e as crianças, sobretudo as pequenas, o isolamento e seu silenciamento são constantemente prescritos, dada sua condição de minoria social, algo que é ampliado em momentos de crise. Isso ocorreu na crise pandêmica, as crianças da Itália e do Brasil foram isoladas e, tanto aqui como lá, as escolas de educação infantil foram fechadas. A partir de dados documentais e da produção acadêmica, o objetivo deste artigo é apresentar um panorama deste momento e as diferenças entre os procedimentos adotados nos dois países, considerando o sistema italiano de Early childhood education and care (ECEC) e a educação infantil brasileira.

Keywords : Crise; Isolamento; Educação Infantil na Itália e no Brasil; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )