SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Childhood migration and pandemic: the Latin American crisisFrom the presential to the emergential remote: transits of early childhood education in the pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA, Luciane Paiva Alves de. Racionalidade tecnológica e a educação dos corpos infantis em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e36330.  Epub Apr 28, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36330.

Este estudo teórico objetiva examinar os impactos da racionalidade tecnológica sobre a educação dos corpos infantis em tempos pandêmicos. Parte da recomposição do processo de escolarização, ocasionada pela crise sanitária gerada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), para avaliar possíveis repercussões sobre a formação corporal no contexto de ensino remoto. Baseia-se nas contribuições da Teoria Crítica da Sociedade e, embora reconheça a importância de futuros cotejamentos com dados empíricos, já identifica indícios da persistência de uma lógica produtiva, típica do mundo administrado, uma vez que o corpo continua sendo convocado a se submeter e a se sacrificar.

Keywords : Infância; Formação dos Corpos; Escola; Racionalidade Tecnológica; Crise Pandêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )