SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Technological rationality and the education of children’s bodies in times of pandemicFrom invisibility to stigmatization? Sociology of adultism in times of pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PRAZERES, Michelle; GIL, Carolina  and  LUZ-CARVALHO, Tatiana. Do presencial ao remoto emergencial: trânsitos da educação infantil na pandemia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e36262.  Epub May 19, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36262.

Este artigo tem como objetivo lançar um olhar para o trânsito da escola de educação infantil para o modo remoto emergencial em função da pandemia de Covid-19. Partindo da compreensão de que esta condição não pode ser considerada educação infantil em sua integralidade, analisaram-se os usos de recursos tecnológicos e as estratégias adotadas por escolas a partir de discussão teórica e entrevistas com gestoras. A solução circunstancial remota buscou garantir a manutenção de vínculos afetivos e da escola como projeto, além de conexões com a cultura e o conhecimento. A análise revelou possibilidades e limites da relação com as tecnologias e iluminou aspectos das relações entre escola e famílias.

Keywords : Educação infantil; Pandemia; Tecnologias; Cultura digital; Ensino remoto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )