SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26De lo presencial a lo emergencial remoto: tránsitos de la educación infantil en la pandemiaHora de la rueda: las experiencias cotidianas de los niños en el contexto de la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RODRIGUEZ-PASCUAL, Iván. Da invisibilidade à estigmatização? Sociologia do adultismo em tempos de pandemia. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e36364.  Epub 19-Mayo-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36364.

Neste texto, partimos de uma abordagem desde o estudo de fontes secundárias, e também do discurso produzido nas mídias tradicionais e digitais para identificar indícios de adultismo no contexto da gestão da pandemia da COVID-19 na Espanha. Encontramos evidências de uma clara invisibilidade das crianças e de uma tendência à estigmatização que se estende à população jovem e adolescente. Em conclusão, entendemos que se confirma a relação entre a pandemia e a exacerbação do adultismo, ao mesmo tempo em que exigimos mais pesquisas comparativas para entender se este deve ser considerado um fenômeno global que poderia levar a um contexto regressivo para o bem-estar social de crianças e adolescentes.

Palabras clave : Sociologia; Infância; Adolescentes; Adultismo; Pandemia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )