Linhas Críticas
Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431
Abstract
CONTE, Elaine. A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e30350. Epub Nov 10, 2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.30350.
A reflexão hermenêutica problematiza a pedagogia da performance como um saber aprendente, processual e realizativo do sujeito, revelado na atitude de atribuir sentido ao mundo digital. Se as tecnologias interferem diretamente na linguagem performativa e em todas as dimensões da atividade humana, porque carregam representações e crenças socioculturais. Então, trata-se de mostrar que a arquitetônica da humanidade é inseparável dos gestos expressivos e técnicos, do relacionamento intersubjetivo e das experiências comunicativas. É preciso experimentar a cultura digital no trabalho performativo do conhecimento com o outro, para enfrentar a realidade hipercomplexa.
Keywords : Tecnologia; Pedagogia performativa; Cultura digital.