SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Invitation to travelers stories: anthropology, comparative education and research with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CONTE, Elaine. A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e30350.  Epub Nov 10, 2020. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.30350.

A reflexão hermenêutica problematiza a pedagogia da performance como um saber aprendente, processual e realizativo do sujeito, revelado na atitude de atribuir sentido ao mundo digital. Se as tecnologias interferem diretamente na linguagem performativa e em todas as dimensões da atividade humana, porque carregam representações e crenças socioculturais. Então, trata-se de mostrar que a arquitetônica da humanidade é inseparável dos gestos expressivos e técnicos, do relacionamento intersubjetivo e das experiências comunicativas. É preciso experimentar a cultura digital no trabalho performativo do conhecimento com o outro, para enfrentar a realidade hipercomplexa.

Keywords : Tecnologia; Pedagogia performativa; Cultura digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )