Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
OLIVEIRA, Vanessa Batista de e CARVALHO, Jaciara de Sá. Literatura sobre educação a distância fundamentada em Paulo Freire: uma abordagem crítica?. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e34701. Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34701.
Este artigo apresenta achados de uma pesquisa exploratória que analisou como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada em artigos sobre educação a distância, examinando sua aderência a trabalhos críticos. Foi realizada uma análise de conteúdo na amostra a partir de questões definidas a priori. Entre os achados, a análise sugere que, apenas parcialmente, os trabalhos foram desenvolvidos sob uma abordagem crítica. Um dos motivos pelos quais Paulo Freire está presente nessas discussões seria o fato de sua obra oferecer referenciais para discutir questões caras à modalidade a distância, para que possa ser desenvolvida de forma problematizadora.
Palavras-chave : Educação a Distância; Paulo Freire; Tecnologias; Abordagens Críticas.