SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Reflexões sobre modernidade, ciência, saúde mental e trabalho na universidadePensamento ecossistêmico e transdisciplinar: trilhando caminhos na perspectiva da Ecologia dos Saberes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA, Vanessa Batista de  e  CARVALHO, Jaciara de Sá. Literatura sobre educação a distância fundamentada em Paulo Freire: uma abordagem crítica?. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e34701.  Epub 29-Jan-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34701.

Este artigo apresenta achados de uma pesquisa exploratória que analisou como a pedagogia desenvolvida por Paulo Freire vem sendo incorporada em artigos sobre educação a distância, examinando sua aderência a trabalhos críticos. Foi realizada uma análise de conteúdo na amostra a partir de questões definidas a priori. Entre os achados, a análise sugere que, apenas parcialmente, os trabalhos foram desenvolvidos sob uma abordagem crítica. Um dos motivos pelos quais Paulo Freire está presente nessas discussões seria o fato de sua obra oferecer referenciais para discutir questões caras à modalidade a distância, para que possa ser desenvolvida de forma problematizadora.

Palavras-chave : Educação a Distância; Paulo Freire; Tecnologias; Abordagens Críticas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )