SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Literatura sobre educação a distância fundamentada em Paulo Freire: uma abordagem crítica?Gestão dos recursos financeiros da educação: um estudo em cinco municípios cearenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PINHO, Maria José de; QUEIROZ, Marina Carla da Cruz  e  FREIRE, José Carlos da Silveira. Pensamento ecossistêmico e transdisciplinar: trilhando caminhos na perspectiva da Ecologia dos Saberes. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e34338.  Epub 09-Fev-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34338.

Vivemos em uma época marcada por transformações de ordem social e cultural. Na base dessas mudanças, presenciamos uma transição paradigmática na forma de conceber e produzir o conhecimento. Buscaremos discutir qual paradigma é capaz de religar conhecimentos, construindo para uma visão complexa do universo. Objetiva-se compreender a relevância do paradigma emergente com base no diálogo entre conhecimentos científicos e saberes da experiência como possibilidade de romper com o reducionismo e a fragmentação do paradigma tradicional, visto que a visão ecossistêmica e transdisciplinar nos espaços escolares e nas práticas pedagógicas possibilita edificar uma educação mais humana.

Palavras-chave : Educação; Paradigma; Saberes; Complexidade; Pensamento Ecossistêmico.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )