SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Financial resources management for education: a study in five municipalities of CearáThe education and work of the educational advisor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FARIA, Paula Maria Ferreira de; VENANCIO, Ana Carolina Lopes; SCHWARZ, Juliana Corrêa  and  CAMARGO, Denise de. Inclusão no ensino superior: possibilidades docentes a partir da Teoria Histórico-Cultural. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35389.  Epub Feb 18, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35389.

Diante do cenário educacional contemporâneo no Brasil, este artigo, de cunho teórico reflexivo, tem por objetivo problematizar as diferentes esferas de exclusão no ensino superior, enfatizando as possibilidades de (transform)ação docente nesse contexto. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o artigo discute as especificidades dos processos de inclusão e exclusão que se estabelecem no ensino superior e tece reflexões sobre o trabalho docente, com vistas à consolidação de ambientes educacionais efetivamente inclusivos nos quais se possa reconhecer, valorizar e promover a presença, a participação e a aprendizagem de cada estudante.

Keywords : Educação; Ensino superior; Inclusão educacional; Professores; Teoria Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )