SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Gestión de recursos financieros para la educación: un estudio en cinco condados de CearáLa formación y el trabajo del asesor educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FARIA, Paula Maria Ferreira de; VENANCIO, Ana Carolina Lopes; SCHWARZ, Juliana Corrêa  y  CAMARGO, Denise de. Inclusão no ensino superior: possibilidades docentes a partir da Teoria Histórico-Cultural. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35389.  Epub 18-Feb-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35389.

Diante do cenário educacional contemporâneo no Brasil, este artigo, de cunho teórico reflexivo, tem por objetivo problematizar as diferentes esferas de exclusão no ensino superior, enfatizando as possibilidades de (transform)ação docente nesse contexto. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o artigo discute as especificidades dos processos de inclusão e exclusão que se estabelecem no ensino superior e tece reflexões sobre o trabalho docente, com vistas à consolidação de ambientes educacionais efetivamente inclusivos nos quais se possa reconhecer, valorizar e promover a presença, a participação e a aprendizagem de cada estudante.

Palabras clave : Educação; Ensino superior; Inclusão educacional; Professores; Teoria Histórico-Cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )