Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
MONTEIRO, Bianca Resende; CORREIA, Alicia Silva Uchôa; CORREA, Lajara Janaina Lopes e FREITAS, Maria da Conceição Silva. A formação e o trabalho do(a) orientador(a) educacional. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e33167. Epub 26-Fev-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.33167.
Este artigo analisa a atuação do Orientador Educacional frente às funções político-sociais da escola e sua formação, e como esta se relaciona com as demandas originadas em sua carreira. Realizamos entrevistas semiestruturadas com vinte orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal; revisões bibliográficas de documentos da Secretaria de Estado de Educação e publicações nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos da Capes, utilizando como filtro as palavras-chave: “orientação educacional” e “formação”. Como embasamento teórico, ressaltam-se autoras como Bicudo (1978), Pascoal et al. (2008), Grinspun (2011) e Curado Silva (2019).
Palavras-chave : Orientação educacional; Formação; Trabalho.