SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The Schooling of black people in the Province of Pará in the end of nineteen centuryMetacognition and higher education: the state of Knowledge from 2016 to 2020 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

MARTHINS DE ARAUJO JUNIOR, Aloysio  and  DIOGO, Maria Fernanda. Amálgamas entre o ensino de geografia e o protagonismo juvenil. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36134.  Epub Mar 25, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36134.

O artigo objetiva reconhecer se o ensino de geografia no ensino médio pode auxiliar no desenvolvimento do protagonismo juvenil. A investigação se baseou em levantamentos documentais e bibliográficos e envolveu uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a alunos do ensino médio de escolas públicas. Os resultados revelaram que o ensino de geografia propôs reflexões e se aproximou das vivências dos estudantes, o que lhes permitiu (re)pensá-las. A análise indicou que os conceitos abordados apoiaram o reconhecimento, a compreensão e/ou a resolução de questões cotidianas e a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, permitindo considerar que potencializaram o protagonismo juvenil.

Keywords : Juventudes; Protagonismo juvenil; Ensino médio; Ensino de geografia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )