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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MARTHINS DE ARAUJO JUNIOR, Aloysio  e  DIOGO, Maria Fernanda. Amálgamas entre o ensino de geografia e o protagonismo juvenil. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36134.  Epub 25-Mar-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36134.

O artigo objetiva reconhecer se o ensino de geografia no ensino médio pode auxiliar no desenvolvimento do protagonismo juvenil. A investigação se baseou em levantamentos documentais e bibliográficos e envolveu uma pesquisa de campo, com a aplicação de questionários a alunos do ensino médio de escolas públicas. Os resultados revelaram que o ensino de geografia propôs reflexões e se aproximou das vivências dos estudantes, o que lhes permitiu (re)pensá-las. A análise indicou que os conceitos abordados apoiaram o reconhecimento, a compreensão e/ou a resolução de questões cotidianas e a capacidade crítico-reflexiva dos estudantes, permitindo considerar que potencializaram o protagonismo juvenil.

Palavras-chave : Juventudes; Protagonismo juvenil; Ensino médio; Ensino de geografia.

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