SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Amalgames between teaching geography and youth protagonismIn theory, modernization; in practice, regression: educational policy under Temer's government author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LABATUT PORTILHO, Evelise Maria  and  COSTA BROJATO, Henrique. Metacognição e Ensino Superior: o estado do conhecimento de 2016 a 2020. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35444.  Epub Mar 26, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35444.

Objetivamos compreender de que forma a metacognição é abordada em pesquisas sobre o ensino superior no período de 2016 a 2020. Foram categorizados 306 resumos de publicações na plataforma ERIC e 17 no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. O tipo de publicação mais utilizada foi artigo; o país que mais produziu sobre o tema foram os Estados Unidos; o ano com maior número de publicações foi 2019; foram identificadas 6 categorias, onde “Metacognição como suporte para ensino e aprendizagem” obteve o maior número de estudos (38%). Consideramos que a metacognição possui grande relevância em estudos sobre ensino superior e a importância de estudos de tipo estado do conhecimento com esse enfoque.

Keywords : Metacognição; Ensino Superior; Estado do Conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )