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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DHARLLE OLIVEIRA SANTANA, Martin; MACHADO SILVA, Ana Paula; CARVALHO DE ARAUJO, Bárbara  e  KELBER ABRAO FERREIRA, Ruhena. Conhecimentos e práticas de lazer: uma perspectiva de trabalho e saúde. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35146.  Epub 06-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35146.

O lazer deve fazer parte do cotidiano da população, conforme garantido pela Constituição Federal (Brasil, 1988), porém, nem todos têm acesso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem em grupo focal com oito docentes participantes. Os principais achados foram que as vivências no tempo de lazer não devem se relacionar com o trabalho, pois o lazer é o distanciamento das obrigações, é o descanso físico e mental. Principais vivências no tempo de lazer são: banhos, viagens, filmes, leituras, exercícios físicos e ouvir músicas. O lazer é fundamental para a saúde do docente, pois os relatos de adoecimentos são crescentes nessa população.

Palavras-chave : Lazer e Conhecimento; Saúde do Professor; Tempo de lazer.

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