SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Leisure knowledge and practices: a work and health perspectivePhysical education teachers as adaptive experts and the search for innovation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

RIBEIRO, Débora  and  DA SILVA PARREIRA GAIA, Ronan. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35968.  Epub Apr 06, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35968.

O objetivo deste estudo é relacionar a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais sob uma perspectiva decolonial. Partimos do pressuposto, reforçado também por outros autores, como Coelho e Coelho (2018), Pereira e Pereira (2020), Reis (2018), entre outros, de que a formação de professores é central para a construção de uma educação antirracista. Assim, analisamos algumas pesquisas sobre a inserção da temática da educação das relações étnico-raciais em cursos de formação de professores. Concluímos que esse processo ocorre de forma fragmentada e insuficiente, e que, diante de uma concepção decolonial, a transformação das universidades precisa ocorrer de forma estrutural em sua organização e currículo.

Keywords : Formação de professores; Educação das relações étnico-raciais; Educação superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )