SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A decolonial perspective on teacher education and education of ethnic-racial relationsThe role of the class council for the organization of pedagogical work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36668.  Epub Apr 08, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36668.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.

Keywords : Educação física; Professores; Formação de professores; Prática pedagógica; Inovação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )