SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Una perspectiva descolonial sobre la formación del profesorado y la educación de las relaciones étnico-racialesEl papel del consejo de clase para la organización del trabajo pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36668.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36668.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.

Palabras clave : Educação física; Professores; Formação de professores; Prática pedagógica; Inovação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )