SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciaisO papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GODOI, Marcos et al. Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovação. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36668.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36668.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar as trajetórias de formação e as práticas pedagógicas declaradas de professores de educação física que buscam inovar em suas aulas. Este é um estudo multicasos e biográfico, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, pode-se destacar as seguintes inovações nas aulas: diversificação de conteúdos e estratégias metodológicas, a inserção de badminton e a criação de turmas de treinamento, a utilização de videogame e a criação de uma sala de jogos na escola. Ao longo de suas trajetórias profissionais, estes docentes buscaram expandir seus conhecimentos e competências, agindo como experts adaptativos.

Palavras-chave : Educação física; Professores; Formação de professores; Prática pedagógica; Inovação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )