SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Physical education teachers as adaptive experts and the search for innovationDance festival project: education through art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FREIRE DE SOUZA ROCHA, Rhaíssa Sheri  and  FERNANDES DA SILVA, Edileuza. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e34603.  Epub Apr 12, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603.

Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.

Keywords : Conselho de classe; Organização do trabalho pedagógico; Avaliação formativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )