SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Professores de educação física como experts adaptativos e a busca da inovaçãoProjeto festival de dança: educação por meio da arte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FREIRE DE SOUZA ROCHA, Rhaíssa Sheri  e  FERNANDES DA SILVA, Edileuza. O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e34603.  Epub 12-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603.

Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.

Palavras-chave : Conselho de classe; Organização do trabalho pedagógico; Avaliação formativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )