SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Dance festival project: education through artFull-time schools: characteristics of an agricultural elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PLEZ, André  and  MORETTO, Milena. Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores: retomando a experiência. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36158.  Epub Apr 22, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158.

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir da entrevista narrativa de dois professores da área de linguagens do Instituto Federal de São Paulo, como estes retomam o saber da experiência a partir da narração de suas histórias de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, pautamo-nos na filosofia de Walter Benjamin sobre a experiência expropriada e utilizamos as considerações do método (auto)biográfico para produção dos dados. Nossas análises ressaltam que o ato de narrar possibilitou a eles a percepção de si e do outro no processo de constituição docente, bem como a significância dos saberes advindos da experiência.

Keywords : Educação; Narrativa; Saber da experiência; Constituição do sujeito professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )