SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Proyecto festival de danza: educación a través del arteEscuelas de tiempo completo: características de una escuela agrícola de enseñanza primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

PLEZ, André  y  MORETTO, Milena. Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores: retomando a experiência. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36158.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158.

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir da entrevista narrativa de dois professores da área de linguagens do Instituto Federal de São Paulo, como estes retomam o saber da experiência a partir da narração de suas histórias de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, pautamo-nos na filosofia de Walter Benjamin sobre a experiência expropriada e utilizamos as considerações do método (auto)biográfico para produção dos dados. Nossas análises ressaltam que o ato de narrar possibilitou a eles a percepção de si e do outro no processo de constituição docente, bem como a significância dos saberes advindos da experiência.

Palabras clave : Educação; Narrativa; Saber da experiência; Constituição do sujeito professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )