SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Projeto festival de dança: educação por meio da arteEscolas em tempo integral: características de uma escola agrícola de ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PLEZ, André  e  MORETTO, Milena. Uma análise benjaminiana da entrevista narrativa com professores: retomando a experiência. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36158.  Epub 22-Abr-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36158.

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir da entrevista narrativa de dois professores da área de linguagens do Instituto Federal de São Paulo, como estes retomam o saber da experiência a partir da narração de suas histórias de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para isso, pautamo-nos na filosofia de Walter Benjamin sobre a experiência expropriada e utilizamos as considerações do método (auto)biográfico para produção dos dados. Nossas análises ressaltam que o ato de narrar possibilitou a eles a percepção de si e do outro no processo de constituição docente, bem como a significância dos saberes advindos da experiência.

Palavras-chave : Educação; Narrativa; Saber da experiência; Constituição do sujeito professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )