SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Speeches by a president: public policies and education in times of pandemicThe school curriculum as a trainer of the entrepreneurial subject for capital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FALCO, Mariane. Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36898.  Epub May 13, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898.

Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.

Keywords : Educação inclusiva; Experiência; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )