SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Discursos del presidente: políticas públicas y educación en tiempos de pandemiaEl currículo escolar como formador de la asignatura emprendedora para el capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

FALCO, Mariane. Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36898.  Epub 13-Mayo-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898.

Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.

Palabras clave : Educação inclusiva; Experiência; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )