Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
FALCO, Mariane. Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36898. Epub 13-Maio-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898.
Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.
Palavras-chave : Educação inclusiva; Experiência; Formação docente.