SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemiaO currículo escolar como formador do sujeito empreendedor para o capital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FALCO, Mariane. Intencionalidade e responsabilidade: a experiência em Dewey para a educação inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36898.  Epub 13-Maio-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36898.

Do ponto de vista da formação docente, o conceito de experiência em Dewey configura-se como ato investigativo no qual pesquisar situações de aprendizagem significativas amplia competências profissionais. Ao questionar o engajamento docente com vistas ao desenvolvimento de todos e à construção de uma sociedade mais igualitária, este artigo demonstra que o conceito aproxima-se à educação inclusiva quando há preocupação social. Com o levantamento bibliográfico da obra de Dewey, propõe-se uma leitura para a educação inclusiva, condensando nas palavras intencionalidade e responsabilidade os pilares da ação docente.

Palavras-chave : Educação inclusiva; Experiência; Formação docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )