SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The school curriculum as a trainer of the entrepreneurial subject for capitalDTICE oriented to individuals with LD: a narrative review and its indication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

ROSTIROLA, Camila Regina. Dispositivos de accountability: efeitos sobre escolas públicas de ensino médio de Pernambuco. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36450.  Epub May 19, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.36450.

Este artigo teve por objetivo analisar os efeitos dos dispositivos de accountability (avaliação, prestação de contas e responsabilização) sobre escolas públicas de ensino médio pertencentes à rede estadual de Pernambuco. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no ensino médio. Os resultados da pesquisa demonstram que, no Estado de Pernambuco, os dispositivos de accountability têm acarretado efeitos como práticas de gaming, assim como cobrança e regulação via resultados das avaliações, indelevelmente, em relação ao trabalho docente.

Keywords : Política educacional; Dispositivos de accountability; Instituições de educação básica; Rede estadual de ensino de Pernambuco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )