SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Educational Panel: making educational data more easily accessible for municipal and state-level decision-makingCovid-19 and the work of women-mother-researchers: deadlocks in “foreign lands” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CIANNI DE LARA RESENDE, Thiago; ALVES FERREIRA, Valdivina  and  SOARES COSTA, Josélia. A meta 19 do PNE 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36660.  Epub June 21, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136660.

O presente estudo aborda a meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e as práticas pedagógicas democráticas presentes nas escolas de educação básica brasileiras, com objetivo de relacioná-las à participação da comunidade na gestão escolar. A pesquisa, bibliográfica e documental, foi direcionada à mediação necessária para se concretizar as ações docentes, que possuem papel indispensável para a democracia prevalecer nos espaços educativos e na sociedade. Verifica-se que o processo democrático escolar, ao pertencer ao coletivo, deve, enquanto instância social, ser assumido como tal.

Keywords : Gestão Democrática; Plano Nacional de Educação; Práticas Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )