SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Unpolitical School and the discussions of gender and sexuality: curricular impactsEpistemology, emancipation and education in adornian and decolonial perspective: possible intersections author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA MENEZES, Reinaldo; GAMA DA SILVA, Márcia; PICANCO SIMAS, Hellen Cristina  and  CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL, Valéria Augusta. Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas na UFAM. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36591.  Epub July 05, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136591.

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a questão atual de acesso indígena à Universidade Federal do Amazonas e de sua permanência, por meio das Ações Afirmativas, nos cursos de graduação. Deste modo, o respectivo trabalho é de cunho qualitativo, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental. Tem como objetivo contextualizar e compreender o processo de construção e de materialização do direito à educação dos povos indígenas. Em síntese, as ações afirmativas na contemporaneidade têm sido de suma importância, tanto para o acesso, quanto para a permanência dos indígenas no ensino superior, restaurando as desigualdades de formação superior.

Keywords : Educação Indígena; Povos Indígenas; Educação Superior; Ações Afirmativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )