SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Escola sem Partido e as discussões de gênero e sexualidade: impactos curricularesEpistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA MENEZES, Reinaldo; GAMA DA SILVA, Márcia; PICANCO SIMAS, Hellen Cristina  e  CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL, Valéria Augusta. Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas na UFAM. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36591.  Epub 05-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136591.

O presente trabalho tem o objetivo de discutir a questão atual de acesso indígena à Universidade Federal do Amazonas e de sua permanência, por meio das Ações Afirmativas, nos cursos de graduação. Deste modo, o respectivo trabalho é de cunho qualitativo, apoiado na pesquisa bibliográfica e documental. Tem como objetivo contextualizar e compreender o processo de construção e de materialização do direito à educação dos povos indígenas. Em síntese, as ações afirmativas na contemporaneidade têm sido de suma importância, tanto para o acesso, quanto para a permanência dos indígenas no ensino superior, restaurando as desigualdades de formação superior.

Palavras-chave : Educação Indígena; Povos Indígenas; Educação Superior; Ações Afirmativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )