SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Indigenous peoples, higher education and affirmative action at UFAMEspinosa: the lens polishing philosopher and environmental education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

OLIVEIRA MAGALHAES, Victor Hugo. Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37539.  Epub July 07, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137539.

Este artigo toca nas convergências e divergências entre algumas das ideias do teórico crítico Theodor Adorno e as de alguns pensadores decoloniais, além de examinar como esse encontro alberga o conceito de educação emancipatória. No decorrer do texto, um apanhado de conceitos centrais de Adorno será posto em diálogo com alguns dos postulados de pensadores da decolonialidade, com principal foco nas ideias de epistemologia, emancipação e educação. Realizando esse trabalho, espera-se entender no que Adorno corrobora a decolonialidade, no que esta ajuda a reexaminar na obra do filósofo alemão, e, enfim, vislumbrar o projeto de uma educação emancipatória com elementos de ambas as fontes.

Keywords : Teoria crítica; Decolonialidade; Epistemologia; Emancipação; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )