SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Pueblos indígenas, educación superior y acción afirmativa en la UFAMEspinosa: el filósofo pulidor de lentes y la educación ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

OLIVEIRA MAGALHAES, Victor Hugo. Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37539.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137539.

Este artigo toca nas convergências e divergências entre algumas das ideias do teórico crítico Theodor Adorno e as de alguns pensadores decoloniais, além de examinar como esse encontro alberga o conceito de educação emancipatória. No decorrer do texto, um apanhado de conceitos centrais de Adorno será posto em diálogo com alguns dos postulados de pensadores da decolonialidade, com principal foco nas ideias de epistemologia, emancipação e educação. Realizando esse trabalho, espera-se entender no que Adorno corrobora a decolonialidade, no que esta ajuda a reexaminar na obra do filósofo alemão, e, enfim, vislumbrar o projeto de uma educação emancipatória com elementos de ambas as fontes.

Palabras clave : Teoria crítica; Decolonialidade; Epistemologia; Emancipação; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )