SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Povos indígenas, educação superior e ações afirmativas na UFAMEspinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

OLIVEIRA MAGALHAES, Victor Hugo. Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseções. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37539.  Epub 07-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137539.

Este artigo toca nas convergências e divergências entre algumas das ideias do teórico crítico Theodor Adorno e as de alguns pensadores decoloniais, além de examinar como esse encontro alberga o conceito de educação emancipatória. No decorrer do texto, um apanhado de conceitos centrais de Adorno será posto em diálogo com alguns dos postulados de pensadores da decolonialidade, com principal foco nas ideias de epistemologia, emancipação e educação. Realizando esse trabalho, espera-se entender no que Adorno corrobora a decolonialidade, no que esta ajuda a reexaminar na obra do filósofo alemão, e, enfim, vislumbrar o projeto de uma educação emancipatória com elementos de ambas as fontes.

Palavras-chave : Teoria crítica; Decolonialidade; Epistemologia; Emancipação; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )