SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Epistemology, emancipation and education in adornian and decolonial perspective: possible intersectionsThe school factors as determinants on the performance of the basic education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LOURENCO GOMES, Claudia  and  ANDRADE TORALES-CAMPOS, Marília. Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36943.  Epub July 08, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136943.

Ao estabelecer um diálogo entre os aportes da Filosofia e o campo da educação, este trabalho trata de aproximar o pensamento de Baruch de Espinosa ou Benedictus de Spinoza (1632-1677) aos debates do campo da Educação Ambiental (EA). Em suas contribuições, ele elaborou uma filosofia em que pretendia polir as lentes humanas, trazendo profundas reflexões sobre a existência humana e as relações socioambientais. A filosofia de Espinosa tem um potencial iluminador que pode trazer subsídios para pensar os processos que fundamentam a Educação Ambiental e mobilizar uma prática educativa capaz de levar os sujeitos a atuar de forma crítica e problematizar as relações sociais que colocaram a humanidade em crise.

Keywords : Filosofia; Educação; Espinosa; Educação Ambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )