SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Epistemologia, emancipación y educación en perspectiva adorniana y decolonial: posibles interseccionesFactores escolares como determinantes del desempeño de los estudiantes de educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LOURENCO GOMES, Claudia  y  ANDRADE TORALES-CAMPOS, Marília. Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36943.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136943.

Ao estabelecer um diálogo entre os aportes da Filosofia e o campo da educação, este trabalho trata de aproximar o pensamento de Baruch de Espinosa ou Benedictus de Spinoza (1632-1677) aos debates do campo da Educação Ambiental (EA). Em suas contribuições, ele elaborou uma filosofia em que pretendia polir as lentes humanas, trazendo profundas reflexões sobre a existência humana e as relações socioambientais. A filosofia de Espinosa tem um potencial iluminador que pode trazer subsídios para pensar os processos que fundamentam a Educação Ambiental e mobilizar uma prática educativa capaz de levar os sujeitos a atuar de forma crítica e problematizar as relações sociais que colocaram a humanidade em crise.

Palabras clave : Filosofia; Educação; Espinosa; Educação Ambiental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )