SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Epistemologia, emancipação e educação em perspectiva adorniana e decolonial: possíveis interseçõesFatores escolares como determinantes do desempenho dos alunos da educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

LOURENCO GOMES, Claudia  e  ANDRADE TORALES-CAMPOS, Marília. Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36943.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136943.

Ao estabelecer um diálogo entre os aportes da Filosofia e o campo da educação, este trabalho trata de aproximar o pensamento de Baruch de Espinosa ou Benedictus de Spinoza (1632-1677) aos debates do campo da Educação Ambiental (EA). Em suas contribuições, ele elaborou uma filosofia em que pretendia polir as lentes humanas, trazendo profundas reflexões sobre a existência humana e as relações socioambientais. A filosofia de Espinosa tem um potencial iluminador que pode trazer subsídios para pensar os processos que fundamentam a Educação Ambiental e mobilizar uma prática educativa capaz de levar os sujeitos a atuar de forma crítica e problematizar as relações sociais que colocaram a humanidade em crise.

Palavras-chave : Filosofia; Educação; Espinosa; Educação Ambiental.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )