SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The school factors as determinants on the performance of the basic education studentsArt in early childhood education: formative possibilities in the teaching internship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

TORRES, Érica Yamauchi  and  SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37018.  Epub July 28, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137018.

Este estudo objetiva analisar duas propostas de produção de gêneros orais em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, com base em Bakhtin (2019) e Schneuwly e Dolz (2011). Observou-se o favorecimento para o letramento crítico sob a ótica de Freire (2019), Street (2014) e Soares (2009). Justificamos a investigação do livro didático e apontamos a relevância de pesquisas sobre os gêneros orais e suas vinculações com o letramento crítico. É uma análise de conteúdo documental com enfoque quanti-qualitativo e interpretativista. Os dados mostram a ocorrência de um baixo percentual destas propostas, contudo o estudo sinaliza a contribuição para o letramento crítico do estudante.

Keywords : Livro didático; Gêneros orais; Letramento crítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )