SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Factores escolares como determinantes del desempeño de los estudiantes de educación básicaArte en la educación infantil: posibilidades formativas en la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TORRES, Érica Yamauchi  y  SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gêneros orais e letramento crítico em livro didático de ciências da natureza. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e37018.  Epub 28-Jul-2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202137018.

Este estudo objetiva analisar duas propostas de produção de gêneros orais em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza, com base em Bakhtin (2019) e Schneuwly e Dolz (2011). Observou-se o favorecimento para o letramento crítico sob a ótica de Freire (2019), Street (2014) e Soares (2009). Justificamos a investigação do livro didático e apontamos a relevância de pesquisas sobre os gêneros orais e suas vinculações com o letramento crítico. É uma análise de conteúdo documental com enfoque quanti-qualitativo e interpretativista. Os dados mostram a ocorrência de um baixo percentual destas propostas, contudo o estudo sinaliza a contribuição para o letramento crítico do estudante.

Palabras clave : Livro didático; Gêneros orais; Letramento crítico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )