SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Art in early childhood education: formative possibilities in the teaching internshipVygotskyan approach and valuing food knowledge in kaingang schooling: some approximations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SANTOS, Camila Maria dos  and  FERRAROTTO, Luana. Avaliação informal e expectativa docente: compreendendo e relacionando conceitos. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e36736.  Epub Aug 06, 2021. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.26512/lc27202136736.

Diversos estudos analisam as relações em sala de aula. Alguns tomam como categoria de análise a avaliação, enquanto outros focalizam as expectativas docentes. Para contribuir com o debate, apresentamos uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é elucidar os conceitos de avaliação informal e expectativa docente. Entende-se que há aproximações entre eles, entretanto, as abordagens relacionadas à avaliação informal alargam as reflexões ao contemplarem os processos históricos e sociais que repercutem nas concepções dos/as docentes. Defende-se a abordagem da temática nos cursos de formação docente, considerando as construções sociais e históricas, situadas em uma sociedade capitalista.

Keywords : Avaliação informal; Expectativa docente; Sala de aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )